sábado, 12 de fevereiro de 2011

Clássico da Paz com Resultado Elástico Contra o America...

Em partida realizada hoje, 11/02/2011,  pelo campeonato carioca o America quebrou um recorde na competição levando a maior o goleada da competição desde ano até agora, segundo palavras do próprio técnico do America, Lulinha, "parecia que o time tinha comido a maça da branca de neve", ou seja, esteve ausente da partida.

Apesar do resultado extremamente favorável para o Vasco o time não pode acreditar que finalmente achou seu caminho no Campeonato Carioca, pois segundo os comentaristas da Rádio Globo não pode se dizer que o America entrou em campo logo não podendo se dizer que realmente houve melhora no futebol do Vasco.

Essa foi a maior goleada recebida pelo America, superando confronte realizado em 1949 quando o America perdeu de 8 a 2.

Resta ao America contar para que a Cabofriense e o Americano tenham resultados negativos a fim de manter o America fora da zona de rebaixamento e contar que a diretoria e todos os envolvidos com o futebol do clube trabalhem em um intenso projeto de recuperação, pois o animo da torcida americana esta abalado e o sentimento é de temor de que disputemos a série B do Carioca do Ano de 2012.

Nota Histórica - História de Vasco x América, o Clássico da Paz


Se dá o nome de Clássico da Paz confronto realizado entre o Vasco da Gama e o América, esse confronto teve seu primeiro jogo em maio de 1923, no Estádio de Campos Sales, sede do clube americano. Naquela oportunidade, o Vasco venceu a partida por 1 a 0.

Todavia, a designação “clássico da paz” só foi criada 14 anos depois em 1937, naquela época existia uma briga entre as duas ligas de futebol existentes no Rio de Janeiro, por divergências políticas. Em 31 de julho de 1937, foi realizado em São Januário o primeiro clássico após a pacificação das duas ligas – exatamente um Vasco e América, daí surgindo a expressão. As ligas eram a LCF - Liga Carioca de Futebol e a FMD - Federação Metropolitana de Desportos, que acabou após a fusão das duas para a criação da Liga de Football do Rio de Janeiro - LFRJ.

Os Presidentes do Vasco e América promoveram um amistoso (em melhor de três) entre os dois clubes para comemorar a pacificação do futebol carioca. Houve muita festa, salva de 21 tiros, fogos de artifício. Na primeira partida o Vasco venceu por 3x2, na segunda deu América 3x1 e no terceiro jogo deu América

Diante de 25 mil expectadores, o Vasco venceu por 3 a 2 e conquistou os troféus Taça Pinto Bastos e Bronze da Vitória. Havia ainda um terceiro e mais importante troféu, intitulado Troféu da Paz, porém este só teria dono após uma melhor de três entre os dois clubes; como o América venceu ambos os jogos posteriores – por 3 a 1 e 2 a 0 - e levou o Troféu da Paz.

Duas curiosidades: O Vasco, anos depois, solicitou a Taça por empréstimo, mas nunca devolveu e outro detalhe curioso sobre estes clubes, é que antes do Vasco aparecer nos campos de futebol, o America era o clube preferido da colônia portuguesa do Rio de Janeiro.


Fonte:

-Internet - Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1ssico_da_Paz_%28Rio_de_Janeiro%29, em 12/02/2011 às 22:08
-Internet - Link: http://www.futweb.net/2010/05/o-classico-da-paz.html, em 12/02/2011 às 22:08

Um comentário:

Marcelo Cachambi disse...

Hoje vou dormir muito triste, mas o nosso trabalho continua, o movimento americano de renovação, está crescendo, e vamos lutar juntos.