terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Da Humilhação à Crise. Da Crise até uma Nova Tentativa de Recuperação

Três rodadas atrás na Taça Guanabara o clube mudou a comissão técnica e a direção do futebol, contudo mesmo com a entrada do novo técnico, Lulinha, não foi atingidos os resultados esperados. Sendo que após a goleada sofrida sábado, 12/02/2011, o ambiente do clube que não era dos melhores e ficou mais tenso.

Teorizasse que a apatia de muitos jogadores é decorrente do atraso dos sálarios, não pagos desde dezembro, e de uma proposta de recebimento de R$ 200,00 de adiantamento, feita durante o jogo-treino com o clube de Angola chamado Interclube, que foi rejeitada de imediato pelos jogadores. Soma-se a este, outro fator emocional negativo, que seria a existência de um lista de dispensa em elaboração em momentos anteriores a partida.

O atual presidente do clube através da assessoria de impresa disse a midia esportiva, no caso ao diario esportivo LANCE!, que não se manisfestaria sobre estas teorias.

Não bastasse o resultado negativo na partida o America caiu para ultima colocação no campeonato, pois as duas equipes que lutavam para fugir do rebaixamento, o Americano e o Cabofriense, que não haviam ganho nenhuma partida até ultima rodada ultrapassaram o America. Respectivamente uma na quantidade de pontos e outra no saldo de gol's, portanto caso o campeonato se encerrasse agora as euipes do America e do Cabofriense estariam rebaixadas.

Em números o clube possui o ataque mais ineficaz e a defesa mais vazada, tendo terminado a Taça Guanabara com 4 pontos em 7 partida, com apenas uma vitoria e um empate e um saldo de gol's de - 16.

A impressa fala em que esta campanha negativa culminou com uma crise no clube, contudo os torcedores e simpatizantes mais atentos sabem que esta crise recente no futebol profissional não nasceu em 2011, e sim no segundo semestre de 2010 com a fraca campanha na Série de D do Brasileiro e os vergonhosos resultados na Copa Rio já haviam feito esse papel e o carioca deste ano era a chance de reabilitação.

Todavia aparentemente uma resposta a este problemas teve sua formulação inciada em reunião executada hoje entre  o empresário e deputado-federal Romário, o diretor de futebol Antonio Tavares, o técnico Lulinha e o presidente Ulisses Salgado, desta reunião ficou decidido a dispensa de nove jogadores da equipe
profissional, estes são: Josimar Junior, Rodolpho Fukamati, Luiz Araújo, Thiago Panelli, Felipe Adão, Carlos Alemão, Ronan, Allanzinho e Filip Rodrigues.

Segundo afirmação feita pelo vice de futebol, após reunião,  esta decisão foi tomada porque como todos são americanos e ficaram tristes com que foi visto em campo e estes acharam que era a hora de renovar o elenco e assim como dispensas aconteceram e da mesma forma haverão contratações. Portanto é provável, e esperado, que anúncios de contrações sejam constantes.

Ressaltamos que apesar do elenco não se destacar salvasse o desempenho dos atletas Leandrinho, Cazuza e Wellington, pois respectivamente o primeiro é muito esforçado e os demais pouco aproveitados, e devem permanecer no elenco apesar das mudanças em andamento.

Outro ponto de atenção é que a primeira partida da Taça Rio é em 05/03/2011, logo qualquer ação deve ser feita de forma emergencial e imediata, pois vinte dias serão muito pouco para se atingir um bom condicionamento físico, não observado durante toda a Taça Guanabara, bem como um entrosamento adequado e o dsenvolvimento de esquema tático que se adeque ao estilo de jogo dos atletas. Soma-se a isto as necessidades de pagamento doss sálarios e as recisões de contrato que deverão ser pagos aos jogadores dispensados e a regularidade no pagamento dos jogadores que permaneceem no clube, que pode ser em muito prejudicado em decorrência da falta de patrocinadores oficializados ou oficiais...

Fontes:
Jornal - LANCE! de segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011, edição 4832.
Internet - LANCENET! - Link: http://www.lancenet.com.br/minuto/America-RJ-dispensa-jogadores-elenco_0_427157500.html, em m 14/02/2011 às 21:18.
Internet - LANCENET! - Link: http://www.lancenet.com.br/minuto/America-RJ-reuniao-definir-futuro_0_427157375.html, em 14/02/2011 às 15:36.
Internet - LANCENET! - Link: http://www.lancenet.com.br/minuto/America-RJ-contrata-jogador_0_427157364.html, em em 14/02/2011 às 15:05.

Nenhum comentário: